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Como anda o seu marketing de relacionamento com o cliente? Já pensou em utilizar o e-mail marketing?


Com uma concorrência cada vez mais feroz, criar estratégias e alianças com a clientela tem que ser uma das prioridades para todas as empresas. Uma vantagem competitiva real para qualquer negócio é desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes. Lembre-se, manter um cliente custa 5 vezes menos do que conquistar um novo. Esse pode ser o seu grande diferencial para alcançar bons resultados.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) aponta que 78% das empresas utilizam o e-mail marketing como uma das estratégias de marketing digital. Deste total, 50% afirmam que até 10% de suas receitas são provenientes de campanhas do e-mail marketing e 29% alegam que a receita fica entre 10 e 15%. Em relação aos tipos de ações realizadas, 36% dão destaque para as promocionais, 33% para os apelos de venda, 31% ações de relacionamento e 31% para o envio de conteúdo.

Esses dados mostram que a ferramenta traz resultado e já tem sido utilizada por muitas empresas. Mas como toda estratégia, sempre é preciso de um ponto inicial. E, neste caso, é imprescindível manter o cadastro dos clientes totalmente atualizado, com e-mail, telefone, endereço, entre outros.


Para que o empresário alcance os resultados esperados, vale apostar em segmentar seus cadastros. A segmentação no momento de envio dos e-mails oferece muitas vantagens, entre elas, a de enviar a mensagem certa de acordo com o perfil de cada consumidor.


A pesquisa da Abemd registrou ainda que 74% das empresas apoiam suas estratégias em perfis específicos, que é feita principalmente por histórico de comportamento (79%), informação demográfica (69%) e informação psicográfica (29%).
Com um banco de dados completo, a empresa pode iniciar suas ações de marketing que aí sim terão resultados satisfatórios. Os cadastros são decisivos para que as ações tragam o retorno almejado.


Para se ter uma ideia de como esses dados são importantes, já existem departamentos especializados para gerenciar este setor. Além disso, cada vez mais as organizações vêm apostando na sistematização com o objetivo de otimizar este processo, que é o caso de implantação do CRM e Gestão de Clientes.


De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), dentro do universo das pequenas e médias empresas, 46% das PMEs não contam com cadastro de clientes e apenas 37% o mantêm atualizado. Será que elas estão batendo as suas metas sem este cadastro? Estimo que não, mas, se estiverem, acredito que se utilizassem este recurso da maneira correta conquistariam mais resultados plausíveis para o seu negócio.


Alguns dos diferenciais proporcionados pelas grandes marcas englobam desde ações voltadas para o consumidor, valorização e capacitação dos colaboradores e engajamento em projetos de responsabilidade social. No escopo do marketing bem sucedido está à pesquisa de satisfação, monitoramento da qualidade dos serviços e produtos prestados e, claro, utilização das redes sociais como forma de relacionamento com o público de interesse.


Para um empreendimento obter resultados é preciso se destacar e chamar a atenção dos seus stakeholders. Além de oferecer preços e produtos diferenciados, o empresário precisa manter uma relação direta com o cliente, para que assim, consiga ser lembrado na hora em que surgirem necessidades de compra ou de prestação de serviços para aquele consumidor.


Reserve um tempo no seu dia para colocar estas estratégias em prática. Empenhem-se em fazer cadastros reais e completos dos seus clientes e, até daqueles que só visitaram sua empresa e não efetuaram nenhuma compra. Em uma próxima oportunidade, este pode tornar-se o seu melhor cliente.


Na hora de vender uma empresa, o cadastro de consumidores tem um alto valor, o que valoriza a negociação. Se estas informações não são fundamentais para o sucesso de um negócio, porque são tão valorizadas? Pense nisso!

Fonte: http://www.adnews.com.br/artigos/faco-campanha-de-marketing-para-os-meus-clientes




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