Confira toda nossa estrutura para eventos em São Paulo

Categorias
Home > Acerte na iluminação do seu evento. Dicas especiais para uma boa iluminação.

Acerte na iluminação do seu evento. Dicas especiais para uma boa iluminação.


Em qualquer evento, a atenção com os detalhes faz toda a diferença. Qualquer pequena falha pode se transformar num grande problema, prejudicar o seu evento e consequentemente, a satisfação do público. Um dos itens que você deve ter bastante atenção é a iluminação e ela deve estar de acordo com a proposta do evento. Se o seu evento é uma festa jovem, invista em cores alegres, que tornem o local mais vibrante. Já em um evento mais formal, luzes mais sofisticadas e sóbrias se encaixam muito bem – nada de luzes que se movimentam alucinadamente. Baseado nesse princípio, separamos 04 dicas especiais para ajudar você a acertar na iluminação.

 

1. Qual o tipo e o estilo da festa

Qual é o tipo e o estilo da sua festa? Quem é o seu público? São pessoas mais jovens ou mais velhas? Haverá música? Mais agitadas ou mais calmas? Banda ao vivo, DJ, som ambiente? Primeira, defina esses itens. Será a partir deles que você se guiará para determinar a melhor iluminação para o seu evento.

A composição e a perfeita harmonia das luzes criarão uma ambientação única para o seu evento e funcionarão como uma forma de contagiar o público.  Sabe quando uma pista de dança fica vazia? Pois é, uma iluminação inadequada pode contribuir para isso. A iluminação pode dar um tom mais solene, romântico, mais agitado ou vibrante. Por isso, a escolha da luz deve ser muito bem pensada, pois, é através de uma boa iluminação que você pode criar um ambiente mais confortável para o seu público.

 

2. Sintonia com a decoração e a sonorização

O serviço de iluminação está intimamente ligado com outros fatores como a decoração e a iluminação. Esses três itens devem estar em profunda sintonia. Ainda que você não tenha muitos recursos para investir na decoração, saiba selecionar bem cada peça que estiver no ambiente da festa. A luz que incide em cada móvel ou cada objeto pode causar contrastes não desejáveis, destacando coisas que não deveriam aparecer tanto ou escondendo objetos que são carro de chefe da decoração. Fique atento, principalmente, aos móveis e objetos que contenham vidro, metal, ou sejam espelhados. O impacto da luz neles pode causar diversos tipos de efeitos que não favorecem a ambientação do seu evento.

A iluminação também pode auxiliar você na decoração. Escolha uma parede vazia e direcione luzes com desenhos e efeitos. Além de economizar no aluguel de móveis ou outros objetos de decoração, esse tipo de luz causa um efeito diferenciado no ambiente. Fica a dica!

Dançar conforme a música! A sonorização também é um item que deve caminhar junto com a iluminação. Som e luz devem estar na mesma sintonia, com movimentos suaves para eventos com músicas mais lentas e movimentos mais agitados para eventos com músicas mais vibrantes.

 

3. Alugue equipamentos de qualidade

Encontrar empresas que tenham qualidade no serviço de iluminação não é uma tarefa fácil. Sempre escolha empresas confiáveis e respaldadas pelo mercado. Porque, para uma iluminação de qualidade, você precisará de equipamentos de primeira linha. Eventos onde há falhas no sistema de iluminação, com  luzes que se apagam totalmente no meio do show, “derrubam” qualquer produtor.

No geral, os equipamentos mais utilizados para iluminação ambiente são os tipos par 38 e par 64. O par 38 é recomendado para ambientes menores, pois o efeito de sua luz pode aumentar a percepção de profundidade do local. Já o par 64, tem um grande poder de alcance e pode até ser utilizado em espaços abertos.

Um dos equipamentos mais utilizados ultimamente são os aparelhos em LED. Além de serem mais econômicos, essas luzes esquentam menos que as luzes convencionais, o que evita que os seus convidados passem aquele calor por causa da iluminação.

A iluminação em pistas de dança devem acompanhar as batidas das músicas, por isso, o laser, que é um risco de luz reto é bastante utilizado. O Moving Head, e o Roboscan também são itens indispensáveis para pistas de dança e shows.

 

4. Profissionais capacitados

Nossa última dica é: contrate profissionais experientes. Além de precisar de profissionais técnicos e com sensibilidade para construir uma boa luz para o seu evento, mexer com iluminação também envolve questões de segurança.

Precisa de referências no mercado para iluminação?

Clique aqui e conheça as empresas de som e luz que fazem parte da Rede SEI Eventos – a maior rede de fornecedores para eventos do Brasil.

Referência: http://www.produzindoeventos.com.br/sem-categoria/como-acertar-na-iluminacao-do-seu-evento/




Outras Notícias: