Confira toda nossa estrutura para eventos em São Paulo

Categorias
Home > Outubro Rosa: conheça a origem desse movimento popular

Outubro Rosa: conheça a origem desse movimento popular


O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado internacionalmente. O laço rosa é o símbolo do movimento que apoia a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O Outubro Rosa acontece, logicamente, durante todo o mês de outubro e tem como objetivo alertar toda a população e principalmente as mulheres sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama.

Origem

O Outubro Rosa teve origem nos Estados Unidos. Durante o mês de outubro, vários Estados americanos realizavam ações isoladas referentes ao combate ao câncer de mama. Após uma aprovação no Congresso Americano, o mês de Outubro tornou-se o mês nacional de prevenção desse tipo de câncer. Pouco a pouco, o movimento foi crescendo e ganhando o mundo. Hoje, o Outubro Rosa é conhecido e comemorada em diversos países do mundo.

História

A Fundação Americana Susan G. Komen for the Cure foi a criadora do laço cor de rosa, distribuído aos participantes da Primeira Corrida pela Cura nos anos 90, realizada na cidade de Nova York e desde então, promovida anualmente na mesma cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram de fato a comemorar e fomentar ações voltadas ao combate e prevenção do câncer de mama. O laço cor de rosa foi o símbolo utilizado para alertar toda a população sobre a doença: vários prédios e locais públicos eram enfeitados com esse laço. Também passaram a ser organizados desfiles de moda com portadoras do câncer, eventos esportivos como corridas e partidas de futebol, dentre outras ações.  Assim, pouco a pouco, o Outubro Rosa foi ganhando o mundo e sendo replicado em diversas cidades. A ação de iluminar de rosa monumentos e prédios públicos foi mais um tipo de ação do movimento para chamar a atenção de toda a população.

No Brasil, a primeira ação referente ao Outubro Rosa aconteceu em São Paulo, no ano de 2002. O monumento Mausoléu do Soldado, popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado com a cor rosa durante todo o mês de outubro. Posteriormente, mais e mais cidades brasileiras também passaram a apoiar a causa: Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Teresina e muitas outras começaram a iluminar seus “cartões postais” com a cor rosa.

Essa popularidade do Outubro Rosa ganhou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos de todo o mundo em torno de uma única e nobre causa: a prevenção e o combate ao Câncer de Mama. O movimento continua em crescimento e mais ações continuam surgindo a favor da causa.

Outubro Rosa em Salvador

Hoje em Salvador, no Parque Costa Azul, às 18h, a cantora Ana Mametto e a Banda Didá farão um show gratuito que marca o lançamento da campanha Outubro Rosa na cidade. Além do show, também haverá uma palestra com a Dra. Maria Cecília do Grupo Delfin, distribuição de informativos e brindes .




Outras Notícias: