Confira toda nossa estrutura para eventos em São Paulo

Categorias
Home > Saiba como financiar o seu evento

Saiba como financiar o seu evento


Você está organizando um evento? Quer saber um jeito inovador para viabilizá-lo? Conheça o crowdfunding.

O crowdfunding é uma forma de reunir investidores e organizadores de eventos, empreendedores, em um mesmo ambiente. O crowdfunding é uma plataforma de negócios que tem como objetivo viabilizar a realização de projetos para estimular o empreendedorismo coletivo.

 

Como funciona o crowfunding

O crowfunding funciona a partir de doações coletivas. Você publica a proposta do seu evento na internet e informa o valor que precisa captar para que seu projeto venha a ser realizado. Quem se interessar pela sua proposta, poderá apoiar fazendo doações. Várias pessoas ou empresas podem apoiar o seu evento e doar uma quantia com um valor de acordo com suas condições. Claro, assim como em qualquer patrocínio, você deve oferecer algo em troca dessa doação: brindes, ingressos, acesso a área VIP, CD ou DVD promocional e outros. (Seja criativo!)

Se o seu projeto conseguir captar os recursos necessários, os responsáveis pela plataforma repassarão a verba para você e ficarão com 5% do valor total arrecadado. Então, calcule bem o valor que você precisa para não ser surpreendido por essa taxa.  Se a sua meta não for alcançada, você não receberá o que foi arrecadado e os seus investidores, receberão o dinheiro de volta integralmente.

Você não precisa necessariamente, arrecadar a verba para cobrir todos os custos do seu evento. Às vezes, você só precisa de um apoio para um melhor sistema de som, uma melhor iluminação, confecção de pulseiras, material de comunicação ou algo do gênero, então, saiba que você também pode montar uma proposta para tentar viabilizar essas coisas.

 

Elabore uma boa apresentação de sua proposta

Lembre-se, você procurando uma forma de viabilizar o seu projeto. O crowdfunding é uma ferramenta que depende de contribuições para dar certo, por isso, você precisa montar uma apresentação bem organizada do seu evento. Além disso, crie estratégias para divulgar sua campanha para captação de verba. Utilize o Facebook, blogs e outras redes sociais. Faça uma fan Page do evento e invista no impulsionamento de campanhas. Você poderá alcançar o público alvo do seu evento e aumentar as suas chances de encontrar investidores.

 

Vantagens do Crowdfunding: ele é de graça

Mesmo que sua proposta não alcance o valor necessário, o crowdfunding funcionará como uma espécie de teste de mercado: ele servirá para testar o conceito do seu evento e se ele está pronto para ser aplicado. Além disso, você também poderá observar o feeedback recebido para melhorar o seu projeto e aumentar as chances de sucesso para futuras tentativas de financiamento coletivo ou investimento direto de patrocinadores.

Não é necessário pagar nenhuma taxa para colocar o seu projeto no crowdfunding. Portanto, não há riscos financeiros. Sendo assim, você só tem a ganhar com essa plataforma. Se tudo der errado, você não perderá um centavo por esse processo. A ferramenta também oferece uma forma de proteger a sua ideia e evitar plágios.

 

Sites no Brasil

No Brasil, existem alguns sites que aplicam o crowdfunding: o Catarse e Ativa Aí. O Catarse é mais voltado para financiar ideais criativas nas áreas de arte, música, design e produtos inovadores. O Ativa Aí é voltado para a realização de shows, peças de teatro e outros eventos de grande porte. Para arrecadar fundos de um show de uma banda , por exemplo, você pode tentar mobilizar grupos de fãs e solicitar o apoio para viabilização do evento. Enfim, muitas são possibilidades.

Clique aqui e conheça mais sobre esses sites:

Catarse  Ativa Aí

 

Fonte: http://www.produzindoeventos.com.br/tendencias/financie-seu-evento-usando-o-crowdfunding/




Outras Notícias: