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Consiga patrocínios para o seu evento


Buscar patrocínio para um evento é sempre uma tarefa complicada. Separamos 8 dicas essenciais para ajudar você nessa missão.

Captar patrocínio depende da sua capacidade em ressaltar o potencial do evento e provar por A B que o seu evento trará muitos benefícios para o investidor.

Confira nossas dicas:

 

  

 

1. Faça uma lista com patrocinadores potenciais

O primeiro passo na busca por patrocinadores em evento é listar quem ou quais empresas podem ter interesse no seu evento. Dê preferência a empresas que costumam patrocinar eventos e que tem credibilidade no mercado. Não existe um número ideal de nomes nessa lista. Coloque todos os investidores que você acredita ter potencial para patrocinar o seu evento e enumere por ordem de prioridade.

2. Apresente-se aos seus patrocinadores potenciais

Dificilmente alguém vai querer fazer um investimento em um evento organizado por uma pessoa que ele não conhece. Então, faça a sua apresentação. Mostre o seu portfólio. Para quem está começando, mostre os projetos que você desenvolveu em sua faculdade. Enfim, apresente algo que possa despertar o interesse de um investidor. Mostre também como é a sua forma de trabalho; encare essa apresentação como uma entrevista de emprego, que você deve mostrar suas qualidades e encher os olhos do entrevistador.

3. Monte uma proposta

Monte cotas de patrocínio ou direcione uma proposta de acordo com o perfil do investidor ou da empresa investidora. Não apresente o seu projeto e pergunte: “onde você pode me ajudar?” Isso dificilmente funciona, a não que você esteja organizando um evento beneficente. Apresente o seu projeto – se tiver tempo, detalhadamente- e levante quais serão os benefícios que o patrocinador terá. Sabemos que hoje em dia, o tempo é cada vez mais curto, então, se tiver a  oportunidade de uma conversa, esteja preparado para apresentações mais resumidas, mas com os detalhes mais importantes do seu projeto: características do evento, diferenciais, inovações, público alvo, expectativa de público, custos para organização e retorno aos patrocinadores.

4. Apresente uma forma para que o seu patrocinador seja reconhecido durante o evento

Os patrocinadores, obviamente, preferem investir em eventos em que eles possam passar informações ao público sobre os seus serviços ou seus produtos. Por isso, é fundamental oferecer opções para que o seu patrocinador possa expor a sua marca, os seus produtos ou serviços. Uma ação promocional, um stand de divulgação, distribuição de brindes são algumas formas de criar um canal para promoção do seu patrocinador.

5. Descubra uma ligação entre o seu público e o público-alvo do patrocinador.

Saiba bem quem é o público do seu evento e procure descobrir qual a ligação entre o seu público e o público alvo do seu patrocinador. Para saber quem é o seu público, pesquise. Hoje existem inúmeras ferramentas que podem ser úteis para pesquisas. As fan pages, por exemplo, podem ser uma boa opção. Colete dados, faça um mapeamento do seu público e apresente essas informações para o seu patrocinador em potencial. Esse mapeamento será um diferencial na busca de patrocínio e será um argumento forte no convencimento dos interessados em patrocinar o seu evento.

6. Faça um orçamento preciso do seu evento

Saiba exatamente quais serão os seus gastos com o evento. Tenha em vista qual será o valor  necessário que o seu patrocinador precisará investir. Ao fazer um orçamento para todos os itens do seu evento, você facilitará a visão do patrocinador e o ajudará a definir  se o investimento será vantajoso.

7. Nada de propaganda enganosa

Ser honesto é item básico para qualquer situação na vida. A honestidade é o melhor negócio na busca por patrocinadores. Portanto, não tente de forma alguma enganar o seu potencial patrocinador. Não prometa coisas que você não poderá cumprir. Seja realista e pé no chão. Mostre três cenários para o seu patrocinador: um pessimista, um otimista e um mais próximo da realidade do mercado.

8. Faça uma abordagem adequada para cada tipo de evento e cada tipo de patrocinador e mesma que receba um não, mantenha o relacionamento.

Estude o seu patrocinador e planeje uma abordagem de acordo com o seu perfil. Por exemplo, se for uma empresa de bebidas apresente números relevantes para o mercado de bebidas. Mostre que o perfil do seu público favorecesse esse tipo de mercado. Você está em busca de um “sim”, então, apresente os pontos que podem ser vantajosos para o seu patrocinador. Evite perder tempo com detalhes que sejam irrelevantes. Tenha foco no que realmente interessa. Não esqueça de apresentar quais serão os benefícios do patrocinador: o que ele ganhará ao patrocinar o seu evento. Caso receba um “não”, não desanime e nem passe a ignorar esse patrocinador para outros eventos. Mantenha o relacionamento. Esteja sempre em contato para que você consiga  conquistar esse patrocinador em potencial num futuro próximo.

Conseguir patrocínio é uma tarefa árdua, portanto, dedique-se e não se desanime. Mesmo seguindo essas dicas, você provavelmente receberá muitos “não”. Seja persistente, mas com inteligência.

Fonte: http://www.produzindoeventos.com.br/dicas/10-dicas-de-como-conseguir-patrocinadores-para-o-seu-evento/




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