Confira toda nossa estrutura para eventos em São Paulo

Categorias
Home > 4 dicas sobre o que você não pode deixar de fazer no pós-evento

4 dicas sobre o que você não pode deixar de fazer no pós-evento


Após o fim de um evento, o organizador  precisa realizar algumas ações. Independente do tamanho do seu evento, fazer o pós-evento é fundamental para uma melhor avaliação do seu trabalho e para futuras ações de marketing.  

Confira algumas dicas para a realização de um bom pós-evento.

1. Vistorie o local do seu evento.

A primeira dica é vistoriar o local onde aconteceu o seu evento. Veja cada item como a limpeza do ambiente e a devolução de equipamentos alugados. É importante que você, como o organizador do evento, esteja presente nessa vistoria. Lembre-se: é o seu nome ou nome da empresa que está em jogo no mercado. Por isso, veja se tudo está em perfeitas condições e evite comentários negativos que podem vir a prejudicar a sua imagem no mercado.

2. Analise o evento

Não fique apenas no “achismo”. Sua observação e opinião do público durante o evento são importantes, mas não se deixe levar pelo calor do momento: analise com imparcialidade os resultados do seu evento. Isso ajudará você na organização dos próximos eventos. Com essa análise, você poderá identificar suas principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Para organizar sua análise sobre o evento, comece com uma lista de aspectos negativos e positivos. Dessa forma, será mais fácil organizar o seu pós-evento.

3. Escute o seu público

Realize uma pesquisa de opinião com as pessoas que participaram do seu evento. Essa pesquisa funcionará como uma “caixa de sugestões” para o seu evento. Com uma pesquisa bem elaborada, você poderá analisar sua estratégia e verificar se ela está funcionando ou não.

Para aplicação dessa pesquisa você poderá utilizar as redes sociais, criando uma página para o seu evento Lembre-se de manter essa página atualizada com fotos e vídeos do evento. Faça posts par aplicar a pesquisa. Estimule a participação do público. Se possível, tente acompanhar também os comentários do público na página.

A criação de um hot site também é uma boa alternativa para aplicação da sua pesquisa. Lembre-se que é importante divulgar seu hot site de alguma forma durante o evento para que as pessoas acessem. Assim como uma página em uma rede social, você também deve movimentar o seu hot site com fotos, vídeos e notícias do seu evento.

Você também pode obter o feedback dos frequentadores do seu evento aplicando questionários durante o evento.  Se seu evento envolver bebidas alcoólicas, é importante que você faça a aplicação das pesquisas logo no início do evento.

No questionário da pesquisa, você poderá solicitar que o frequentador do seu evento deixe o seu contato (e-mail, celular) ou algo do tipo para que você depois possa fazer algum tipo de ação pós-evento. Mas, lembre-se que essa informação deve ser opcional para o entrevistado.

Após a coleta dos dados , faça uma avaliação das respostas de quem preencheu o formulário e produza um relatório.

4. E-mail marketing

Uma boa ação de marketing no pós-evento é realizar o envio de e-mails marketing para tentar  fidelizar um público. Você poderá organizar campanhas para enviar informações ligadas ao seu evento. Como por exemplo, em caso de falhas durante o evento, você poderá enviar um pedido de desculpas; após o evento, agradeça a presença do público, etc.

Ao fazer esse tipo de ação, você poderá conquistar a fidelidade de um público que se sentirá prestigiado e passará a confiar mais em você.  Futuramente, você poderá realizar ações para convidar esse mailing para participar de novos eventos.

É importante também fazer com que o seu público não se esqueça de você. Por isso, mesmo quando não estiver organizando um evento, tente manter contato com o seu público, enviando notícias e links úteis sobre eventos. Só tenha cuidado para não encher a caixa de e-mails dos seus convidados com um excesso de informações. Isso poderá irritá-los. Portanto, tenha bom senso. 

Fonte: Produzindo Eventos - http://goo.gl/TW6QQ7




Outras Notícias: