Confira toda nossa estrutura para eventos em São Paulo

Categorias
Home > Qual a melhor forma de precificar o seu evento?

Qual a melhor forma de precificar o seu evento?


Como precificar eventos?

Definimos uma série de medidas que podem ser úteis para que você possa precificar o seu evento da melhor forma possível. Confira nossas dicas:

1. Não fique no prejuízo. Calcule os gastos do seu evento

O primeiro passo para determinar o preço do seu evento é fazer um orçamento detalhado dos seus custos. Faça uma planilha com todas as despesas do seu evento, desde a pré-produção até o pós-evento. Não se esqueça das despesas com marketing e publicidade. Reserve também um dinheiro extra para possíveis imprevistos.

O lógico é que os custos do seu evento sejam cobertos pela venda de ingressos. Então, o valor de cada ingresso deve ser definido de acordo com a estimativa de público do seu evento.

2. Faça uma Pesquisa de mercado

Antes de definir o preço dos ingressos do seu evento, é necessário que você faça uma pesquisa de mercado. Dessa forma, você terá mais possibilidade de identificar características do público e do local onde você pretende realizar o seu evento; poderá observar se há algum outro evento na mesma data, se há algum evento parecido com o seu, entre outros fatores que podem influenciar diretamente em sua decisão.

Se você não tiver uma verba extra para fazer pesquisas, não tem problema. Vivemos hoje na era da comunicação, “o mundo líquido”. Utilize a internet como uma ferramenta de pesquisa. A pesquisa pode ser feita em seu site ou nas redes sociais. Assim você pode descobrir, quanto as pessoas estão dispostas em pagar em um evento como o seu, quanto está sendo cobrado em eventos similares, dentre outras inúmeras possibilidades que podem ser pertinentes para a precificação do seu evento.

3. Criação de lotes para o período de vendas

A criação de lotes para períodos de vendas pode ser uma boa estratégia para seu controle de vendas e precificação. Além de criar uma vantagem para quem compra u m ingresso com antecedência, você poderá analisar como andam as vendas. A demanda do público durante o período de vendas antecipadas pode interferir nos valores cobrados posteriormente.

4. Formas de pagamento

Tente oferecer o máximo possível de opções de pagamento para o seu evento. Além do pagamento em dinheiro, é recomendável que você também disponha de opções via cartão de crédito e até mesmo boleto bancário. Estude essas possibilidades, assim como  a possibilidade de parcelamento.

5. Reduza os custos

Fazendo uma metáfora, as despesas são como unhas: você sempre tem que estar aparando. Reduzir custos pode significar em ingressos mais baratos (claro que isso depende também do público que você quer ter em seu evento). Então, volte ao primeiro item. Cheque a sua planilha e verifique o que realmente é necessário e o que pode ser cortado do seu orçamento.

A busca por patrocinadores também é uma excelente forma de reduzir o seus custos. Sua festa terá bebidas? Por que não procurar uma parceria com alguma distribuidora? Busque patrocínios viáveis e qualquer ajuda pode ser útil.




Outras Notícias: